Nascida no Estácio em 1928, a agremiação foi pioneira no samba e deu origem à tradição que transformou o Carnaval do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro é conhecido como o berço do Carnaval brasileiro, com os desfiles das escolas de samba sendo um dos maiores símbolos dessa celebração.
A origem dessa tradição remonta à própria cidade, com a fundação da primeira escola de samba do Brasil, a “Deixa Falar”, no bairro do Estácio, na década de 1920.
O termo “escola de samba” começou a ser usado na mesma época, inicialmente entre aspas, já que essas instituições ainda eram vistas como blocos carnavalescos.
Fundada em 12 de agosto de 1928, a “Deixa Falar” é reconhecida como pioneira por reunir os elementos que hoje caracterizam uma escola de samba.

Em 1929, aconteceu o primeiro concurso de sambas do Rio de Janeiro, onde a “Deixa Falar” competiu contra a Mangueira e o Conjunto Oswaldo Cruz, que mais tarde viria a se chamar Portela.
Até 1930, cinco agremiações já se identificavam como escolas de samba: Estação Primeira de Mangueira, Oswaldo Cruz, Vizinha Faladeira, Para o Ano Sai Melhor e Cada Ano Sai Melhor.
Os desfiles oficiais das escolas de samba tiveram início apenas em 1932. No entanto, a “Deixa Falar” não participou oficialmente como escola de samba, optando por desfilar como rancho, que até então era a principal atração do Carnaval carioca.
Infelizmente, sua participação como rancho foi um fracasso, ficando fora das classificações.
Com o tempo, a “Deixa Falar” passou por mudanças significativas, enfrentou crises e, eventualmente, se uniu ao bloco União das Cores, dando origem à Estácio de Sá, que permanece ativa até hoje em sua sede original.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu a Estácio de Sá como a primeira escola de samba do Brasil. Desde 2011, ela celebra seu aniversário na data de fundação da “Deixa Falar”.
FONTE: NOVABRASILFM