NOVA ORDEM MUNDIAL – GLOBALIZAÇÃO (MULTIPOLARIDADE NO REARRANJO GEOPOLÍTICO MUNDIAL)

NOVA ORDEM MUNDIAL – GLOBALIZAÇÃO (MULTIPOLARIDADE NO REARRANJO GEOPOLÍTICO MUNDIAL)

Data:

(!) TJGuimarães

A Nova Ordem Mundial indica um momento histórico, econômico e político, tendo como característica a presença de vários centros de poder que atuam nos diversos âmbitos da sociedade global.

A Nova Ordem Mundial é uma expressão que designa um determinado momento histórico, político e econômico marcado pela multipolaridade. Ela é caracterizada pela existência de diversos centros de poder no globo, ou seja, países que se destacam nos mais diversos ramos da sociedade. Ela é marcada pela globalização de todas as manifestações humanas tais como: economia, pelo comércio internacional, pela evolução tecnológica e pela diversidade cultural.

O seu processo histórico é marcado pelo declínio de um contexto de bipolaridade (EUA x URSS), com destaque para o término da Guerra Fria, e consequentemente o avanço de um cenário de multipolaridade, que prevalece até os dias atuais. Assim, espaço-temporalmente, a Nova Ordem Mundial foi iniciada, dentre outras causas históricas, pela queda do Muro de Berlim (1989) e pela dissolução da União Soviética/URSS (1991).

A Nova Ordem Mundial prevalece até os dias atuais, marcada pela ascensão de novos processos e com diversos polos de poder no mundo, nos âmbitos político, econômico, tecnológico, cultural e ambiental, que marcam a diversidade global. São centros tradicionais de poder dessa Nova Ordem, os Estados Unidos, o Japão, a Europa Ocidental a China e a Rússia.

A sua principal característica é a multipolaridade, ou seja, a existência de vários polos de poder no globo. Essa expressão abrange ainda a ideia de uma sociedade mais tecnológica, consumista e, contraditoriamente individualista, possibilitando a formação de diversos fóruns, organizações e acordos supranacionais, como os blocos econômicos, que contribuem ativamente para as discussões de interesse geral. Desse modo, a Nova Ordem Mundial representa um mundo mais conectado, diverso e desenvolvido. Ela tem como um dos seus expoentes a globalização, quando se acentua o comércio internacional, marcado pelo desenvolvimento dos transportes, das comunicações e da internet. Outra característica da Nova Ordem Mundial é a consolidação do capitalismo enquanto sistema econômico vigente.

Dessa forma, a formação de blocos econômicos é um fenômeno típico da Nova Ordem Mundial, visto que em um mundo cada vez mais diverso e fragmentado. A reunião de países com interesses comerciais em comum busca fortalecer esses agrupamentos no cenário internacional do comércio. A criação desses blocos econômicos também indica uma nova forma de liderança de grandes grupos globais no cenário internacional, com viés fortemente econômico, mas que também influencia outros setores da sociedade, como o político e o social.

.

(!) Historiador, Jornalista, professor de História/Geografia/Sociologia/Filosofia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar:

Popular

Mais postagens como esta
Related

CONHEÇA A FROTA MODERNIZADA DO TREM DE PASSAGEIROS DA ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS

Viajar de trem por uma das paisagens mais deslumbrantes...

BR-381 É A RODOVIA COM MAIS MOTORISTAS BÊBADOS AUTUADOS PELA PRF EM MG

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de 20,9%...

REPACTUAÇÃO DE MARIANA: DECRETO QUE CRIA O FUNDO RIO DOCE SERÁ PUBLICADO NESTA QUINTA (21); VEJA TEXTO

Criação do fundo foi elaborada pela negociação do acordo;...

JUSTIÇA OBRIGA MUNICÍPIO DE MG A PRESERVAR CASARÃO EM RISCO DE DESABAMENTO

A Justiça determinou que o município de Itabira, na região...