TOCANDO UM DOBRADO – EM RITMO DE UM COMPASSO

TOCANDO UM DOBRADO – EM RITMO DE UM COMPASSO

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(*) Por TJGuimarães

CONSTRUTORA da CIDADANIA e DIFUSORA da INCLUSÃO SOCIAL.

A importância da Banda/Corporação Musical, como instituição, transcende o seu aspectro músical para se revestir do aspectro de formação cidadã e inclusão social. Por meio dela, muitos talentos se revelam, melhores cidadãos se formam e, não raro, dentre seus componentes surgem lideranças importantes para a comunidade. Jovens em situação de risco social podem encontrar nela, um caminho seguro, onde podem superar suas angústias, ampliar seu crescimento pessoal e conquistar sua autoafirmação.

Participam da vida da comunidade, tocando em solenidades tipo: nascimentos, enterros, casamentos, eventos cívicos, concursos, etc. Elas desempenham, no interior, a função ocupada pelos conservatórios nas grandes cidades. Apresentam-se geralmente em praças, coretos, escolas, teatros, igrejas, clubes sociais, campos de futebol.

A música tem papel importante na inclusão social entre as pessoas. Não é de hoje que essa arte atua na transformação da vida de milhares de jovens no Brasil. Com as oportunidades desiguais que encontramos em nossas periferias, a arte e a cultura muitas vezes se tornam a única opção de saída de uma triste realidade que habita nosso país.

Aos que enxergam esperança, a música é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e educação do Brasil. Entre muitas proezas, a música tem uma característica incomparável: educar. Ela traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente, como estimular as conexões cerebrais, promover a socialização e elevar a autoestima. Fazê-la envolve sentimento, inspiração, dom, mas principalmente muito estudo e dedicação. Por esse motivo, tudo isso é um grande aprendizado e deve ser passado aos jovens – em especial aos das comunidades mais carentes, como uma oportunidade que a escola padrão não consegue oferecer por si só.

Em decorrência disso, ONGs, institutos e centros educacionais usam cada vez mais esta ferramenta como a base para transformação de muita gente, e os resultados são muito bons, alvissareiros e visíveis.

Música como inclusão social – Quando citamos o termo “inclusão social”, a primeira referência que nos vem à mente diz respeito aos problemas de desigualdade em nossa sociedade. No entanto, o conceito pode ser estendido a outros casos, como deficiências, pessoas com dificuldade de aprendizado ou problemas psicológicos. O papel da música pode ser crucial para facilitar a inclusão dessas pessoas em um grupo e, consequentemente, mudar a forma de vida delas. Independentemente do caso, a música como inclusão social, sempre vai agregar de alguma forma e nunca o contrário.

A seguir, vejamos algumas formas de como a música pode agir na inclusão social da pessoa. A música tem diversas funções e existem inúmeras formas eficazes de fazer dela uma ferramenta infalível para a inclusão social de pessoas.

Alguns exemplos mais comuns:

Corais – Um coral pode ser formado por cantores de diferentes idades e perfis. Além de ser uma excelente forma de aprendizado de canto, há todo um trabalho de controle e integração social envolvido.

Orquestras – As orquestras permitem o acesso a instrumentos tanto eruditos quanto populares. Envolvem aprimoramento técnico e artístico de jovens, e podem servir como base para projetos individuais ou em grupos.

Teoria musical – Esse bem cultural ainda está longe da realidade da grande maioria da população. Em sua essência, trata-se da base da educação musical, independentemente do estilo a ser praticado.

A música e a inclusão social são, indiscutivelmente, interligadas entre si. Todo conhecimento deve ser visto como patrimônio cultural de cada pessoa e o mesmo precisa ser motivado entre os mais jovens e, por que não os mais adultos também?. Vivemos em um país extremamente desigual, e ao mesmo tempo criativo, com uma raiz musical inigualável. É tempo de mudança e, mudar é preciso, sendo que a música pode ser o caminho mais curto para tempos melhores e um futuro mais igualitário.

(*) Historiador, Jornalista, Professor de História/Geografia/Sociologia

 

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