Dados do Ministério da Saúde mostram que entre janeiro e setembro de 2023, foram realizados mais de 6.700 transplantes em todo o país, o maior número em dez anos. Rim foi o órgão mais transplantado no período.
Entre janeiro e setembro de 2023, foram realizados mais de 6 mil e 700 transplantes em todo o país, o maior número de transplantes de órgãos realizado nos últimos dez anos, de acordo com o ministério da saúde.
Com 4 mil e 514 cirurgias realizadas, o rim é o órgão mais transplantado e representa 66,72 por cento dos procedimentos.
Em segundo lugar, aparece o fígado com pouco mais de mil e 700 transplantes realizados e em seguida, o coração, com 323.
A pasta destaca que o número de doadores de órgãos também cresceu no mesmo período.
Segundo dados preliminares, de janeiro a setembro do ano passado, mais de 3 mil doações se efetivaram, totalizando 17 por cento a mais em comparação com 2022.
Vale lembrar que em novembro do ano passado, foi sancionada a lei que institui a política nacional de conscientização e incentivo à doação e ao transplante de órgãos e tecidos, com objetivo de chamar a atenção para a importância das doações e promover o esclarecimento científico para questões que envolvem o tema.
No momento, cerca de 41 mil e 500 pessoas aguardam na lista por um transplante de órgão.
Fonte: brnews