João Monlevade sediou, ontem (22), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A Conferência teve como tema central: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, e reuniu autoridades, especialistas, representantes de instituições e pessoas idosas para debater políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e da dignidade no envelhecer.
A Conferência teve caráter deliberativo e cumpre etapa obrigatória na construção coletiva das propostas que serão levadas à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, convocada pelo Decreto Federal nº 12.015/2024. A realização local está fundamentada na Portaria nº 509/2025 e na Resolução Conjunta nº 01/2025 do CMDPI.
O evento contou com a presença do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), do chefe de gabinete Gentil Bicalho, da secretária de Assistência Social Rita de Cássia da Cruz Souza, e da presidente do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosemary Oliveira Drumond Borges, além da representante de todas as pessoas idosas do município Irani Dias.
Com objetivo de promover a participação social, a conferência teve como metas a avaliação das políticas públicas municipais voltadas à pessoa idosa, a proposição de ações de equidade e a escolha de delegados(as) que representarão João Monlevade na etapa estadual.
A programação foi marcada por momentos de emoção, participação e integração. A apresentação musical de Márcia Aparecida Fonseca, com a canção “Trem Bala”, e a dança sênior conduzida pela professora Nívea encantaram os presentes. A palestra magna foi conduzida por Lucas Estevão Ribeiro da Silva, mestre em Direito, gestor de instituições de longa permanência e articulador nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, com atuação reconhecida na defesa dos direitos da pessoa idosa.
A secretária de Assistência Social, Rita Souza, falou sobre a alegria em realizar a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “Esse é um momento valioso em que vamos debater sobre esse tema tão abrangente. É fundamental pontuar sobre a importância da equidade dos direitos da pessoa idosa, assim como garantir sua participação nas decisões tomadas hoje”, disse Rita.
O prefeito Dr. Laércio destacou a relevância do evento e o tema proposto. “ É com muita alegria que participo dessa que é a nossa 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. E eu preciso começar dizendo que ainda temos muito o que fazer. E reconhecer isso é o primeiro passo para melhorar, principalmente na questão da acessibilidade. Tenho consciência de que muitos dos nossos espaços públicos ainda não atendem como deveriam às necessidades das pessoas idosas. Isso precisa mudar e nós estamos aqui para escutar, aprender e agir. Podem ter certeza: o que estiver ao nosso alcance, vamos fazer”, afirmou.
A conferência reafirmou o compromisso de João Monlevade com a valorização da pessoa idosa, a promoção dos direitos humanos e a construção de políticas públicas voltadas às múltiplas velhices.