Os usuários do Serviço de Saúde Mental/Centro de Atenção Psicossocial II (Sesamo/CAPS II) de João Monlevade, no bairro Belmonte e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), no bairro Alvorada, tiveram, nessa semana, o retorno dos projetos Oficina das Letras e Grupo de Famílias para o ano de 2025. O retorno das atividades se deu na tarde desta quarta-feira (26).
A Oficina das Letras funciona sob a coordenação da psicóloga Renata Gomide e das técnicas de Enfermagem Maria Aparecida Silva e Glauciene Domingues da Silva. O propósito do projeto é oferecer a leitura e a escrita como possibilidades terapêuticas aos usuários. A Oficina das Letras acontece mensalmente e é aberta à demanda espontânea dos usuários da saúde mental.
Já o Grupo de Famílias é direcionado aos familiares dos usuários, com o propósito de acolhimento, discussão e orientação aos familiares. Há também reflexão sobre temáticas tanto da saúde quanto de outras áreas de interesse do grupo.
O Grupo de Famílias é coordenado pela enfermeira Aruana Scofield e pela técnica de Enfermagem Maria Aparecida Silva. O projeto também é realizado mensalmente e é aberto aos familiares dos usuários do Sesamo.
Carnaval
E na manhã desta quinta-feira (27), usuários e servidores da Divisão de Saúde Mental de João Monlevade participaram da abertura do CarnaCaps, festa de Carnaval realizada no município de São Domingos do Prata. O “Bloco do Caps”, com participantes de diversos municípios vizinhos, integra a programação de Carnaval do município vizinho, denominado de CarnaPrata.