BR 381: PEDÁGIO COBRADO ENTRE BH E VALADARES APÓS CONCESSÃO TERÁ 2 ETAPAS; VEJA VALORES

BR 381: PEDÁGIO COBRADO ENTRE BH E VALADARES APÓS CONCESSÃO TERÁ 2 ETAPAS; VEJA VALORES

Data:

Trecho entre as duas cidades terá 5 praças de cobrança de pedágio

 

A cobrança de pedágio na BR 381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, terá valores que serão ajustados gradualmente, de acordo com o andamento das obras da concessão. O leilão do trecho está marcado para às 14h desta quinta-feira (29), na B3, em São Paulo (SP). Os valores foram confirmados à coluna por Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“A cobrança do pedágio inicia-se a partir do final do primeiro ano para o segundo ano. (…) São melhorias que vão ser testadas pela ANTT. Melhorias essas, do pavimento, da sinalização e que atendam algumas correções de traçado. Essas melhorias vêm a partir do primeiro ano, após o teste da ANTT. Destaco que essas cobranças de pedágio não são a tarifa cheia, completa, quando tiver ocorrido a duplicação. Depois que ocorrido a duplicação, as melhorias, é que vai ter o acréscimo. (Inicialmente) Seria uma tarifa básica, que vai iniciar em torno de R$ 10,75, podendo chegar até R$ 13,75”, disse Sampaio.

De acordo com o diretor da ANTT, os valores seguem a modelagem de concessão existente. “Vai ter depois a reclassificação de acordo com as duplicações. Mas, lembrando, ao contrário de outros contratos de concessão da terceira etapa, esses já vem a previsto que só depois de duplicar que vai ter a majoração da tarifa, podendo sair de R$ 11,20 até R$ 15,37.”

Serão cinco praças de pedágios ao longo do trecho concedido: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

O leilão será a quarta tentativa do governo federal de entregar a responsabilidade de duplicar a rodovia mineira para a iniciativa privada. A tentativa de conceder a BR-381 já fracassou por três vezes entre 2017 e 2023.

Ao todo, entre investimentos e operação, a obra na BR-381 prevê gastos de mais de R$ 10 bilhões. Após o último fracasso, em leilão no final de 2023, o governo federal alterou o projeto e reduziu o trecho da BR-381 em que a empresa que assumir a estrada ficará responsável pelas obras de duplicação.

O trecho que foi retirado do projeto, entre BH e Caeté, foi dividido em dois editais e ficará sob responsabilidade do poder público. A obra, no entanto, já enfrenta incertezas e atrasos. Um dos editais (8A) foi publicado, mas o segundo edital (8B), considerado mais difícil pelo alto número de desapropriações necessárias, foi prometido para agosto, mas ainda não tem data para ser lançado.

Para a parte mais complexa da obra, o governo federal espera avançar até o final do ano com as negociações sobre a desapropriação de moradores às margens da rodovia.

Fonte: Itatiaia

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar:

Popular

Mais postagens como esta
Related

BR-381 DEVERÁ RECEBER 350 MIL VEÍCULOS NO FERIADO PROLONGADO

A Concessionária Nova 381 estima para o feriado prolongado...

CONHEÇA A FROTA MODERNIZADA DO TREM DE PASSAGEIROS DA ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS

Viajar de trem por uma das paisagens mais deslumbrantes...

BR-381 É A RODOVIA COM MAIS MOTORISTAS BÊBADOS AUTUADOS PELA PRF EM MG

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de 20,9%...

REPACTUAÇÃO DE MARIANA: DECRETO QUE CRIA O FUNDO RIO DOCE SERÁ PUBLICADO NESTA QUINTA (21); VEJA TEXTO

Criação do fundo foi elaborada pela negociação do acordo;...