Seguindo essa linha de raciocínio, hoje, a situação da oposição seria dramática. Em 2020, Dr. Laércio e Dr. Railton entraram fortes como candidatos antagônicos disputando entre si, a prefeitura de Monlevade.
Disputavam contra um governo mal avaliado e capengando de Simone Moreira, que por sinal, tinha a máquina administrativa na mão.
Pra se ter uma ideia, a soma dos 3 últimos colocados, não atingiu a soma do segundo, que foi Dr. Railton. Hoje, com um governo bem avaliado e a oposição dando cabeçada, Dr. Laércio nada de braçada.
E, se Dorinha Machado for confirmada como vice, terão Machadão como seu maior cabo eleitoral, responsável por essas alianças multipartidárias.
A superioridade é visível, basta comparar o perfil dos possíveis candidatos. Mesmo se a disputa for Dr. Laércio contra um único candidato, a vantagem se mantém. Serão praticamente 14 vereadores da atual legislatura pedindo votos, além dos outros novos candidatos que virão. Será uma coligação que poderá fechar com mais de 12 partidos.
Chamar este governo de atraso, gira mais ou menos na cabeça daqueles que ainda acreditam que a terra é plana. Que faz programa de rádio para convertido, tentando descobrir qual candidato vai perder de menos.
(*) Sinésio Vilela Santiago