MOVIMENTO PRÓ-VIDAS AVALIA QUE OBRA A SER FEITA PELO DNIT VIABILIZA CONCESSÃO DA BR-381

MOVIMENTO PRÓ-VIDAS AVALIA QUE OBRA A SER FEITA PELO DNIT VIABILIZA CONCESSÃO DA BR-381

Data:

A liderança do Movimento Pró-Vidas da BR-381 avalia de forma positiva o anúncio do governo federal em assumir as obras de duplicação no trecho do anel rodoviário de Belo Horizonte. O representante Clésio Gonçalves acredita que a decisão deve resolver o problema de falta de interessados em assumir a gestão da “Rodovia da Morte”.

Por três vezes o leilão de concessão do trecho da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, foi adiado diante da falta de empresas interessadas em assumir a rodovia. O governo previa mais de R$ 10 bilhões em investimentos com a concessão, com um contrato planejado para 30 anos.

Mas na última semana, em visita a Belo Horizonte, o ministro dos Transportes, Renan Filho (AL-MDB), anunciou que o governo federal pretende duplicar o trecho da BR-381 que vai de Belo Horizonte a Caeté (31 quilômetros). Além disso, o presidente Lula (PT) afirmou que se um novo leilão fracassar, as Forças Armadas serão convocadas para a execução da obra de duplicação até Governador Valadares.

Clésio Gonçalves analisa que o anúncio de duplicação de Belo Horizonte a Caeté deve resolver o problema do edital de concessão e finalmente atrair investidores. “Essa decisão atende a nossa demanda com relação ao gargalo de Belo Horizonte, que atualmente é o grande problema da rodovia. E fazendo esse trecho que era o mais complexo da estrada, devido às desapropriações, irá facilitar a realização do leilão e atrair empresas interessadas na concessão”, argumentou.

Exército
Sobre a possibilidade de as Forças Armadas assumirem a responsabilidade da obra, Clésio acredita que não chegará a esse ponto e a concessão será realizada. “O governo deve fazer este trecho e logo depois passar para uma concessionária fazer a manutenção. E este é um trecho com maior fluxo de veículos e caminhões, ou seja, de grande rentabilidade, um fator muito atrativo para possíveis investidores”, comentou.

Desapropriações
Para o coordenador do movimento, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) tem mais condições de realizar as desapropriações e reassentamentos das moradias construídas de forma irregular às margens do anel rodoviário de Belo Horizonte. “São cerca de duas mil famílias, é um investimento alto e um risco jurídico que a empresa terá que fazer, além da morosidade da Justiça. E por isso é um dos fatores principais que fizeram as empresas não se interessarem pela concessão”, afirmou.

Tempo
Ainda conforme o coordenador do movimento, esta ação do governo de fazer a obra, utilizando os recursos do Dnit, vai atingir um dos grandes objetivos, um deles é resolver o gargalo do trânsito na saída de Belo Horizonte. “Se for esperar a concessão, só depois de dois anos de contrato é que começaria a duplicação. E com o governo assumindo a obra neste trecho, demora, pois, tem todos os trâmites, mas será mais rápido”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar:

Popular

Mais postagens como esta
Related

JOÃO MONLEVADE REALIZA 4º SEMINÁRIO MAIO LARANJA

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria...

SEMANA DO MEI CHEGA A JOÃO MONLEVADE COM OPORTUNIDADES PARA QUEM QUER EMPREENDER MELHOR

Com atividades práticas e consultorias gratuitas, evento ajuda MEIs...

OBRAS NA BR-381 PARALISAM TRÂNSITO PRÓXIMO A JOÃO MONLEVADE

Congestionamento se deve à instalação de bases operacionais da...

UM MERGULHO NO SUBTERRÂNEO DA PRODUÇÃO DE OURO EM SABARÁ

Reportagem do EM desce na Mina Cuiabá, da AngloGold...