ERA DOS FESTIVAIS – MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (1966 – SEGUNDO FESTIVAL)

ERA DOS FESTIVAIS – MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (1966 – SEGUNDO FESTIVAL)

Data:

 Ouça a notícia…

A palavra festival vem do latim “festivitas”, que significa tanto ‘um dia de festa’ quanto ‘uma maneira engenhosa de dizer’. E essa maneira engenhosa faz-se muito presente nos festivais da década de 1960, precisamente pelo caráter crítico à ditadura militar vigente no período.

Exemplo emblemático é a música “Para não dizer que não falei das flores“, também conhecida como ”Caminhando” de Geraldo Vandré, que até hoje é cantada em passeatas e manifestações político-sociais., Essa música concorreu no 3º FIC, em 1968, pouco antes da vigência do Ato Institucional número 5 (AI-5), instrumento legal que decretou censura absoluta aos meios de comunicação e manifestações artísticas, sobretudo a música. Indiretamente, o AI-5 decretou, também, o fim desses festivais.

A MPB (Música Popular Brasileira), surgiu na década de 60, durante a Ditadura Militar no Brasil. Como uma espécie de sucessão à Bossa Nova. A MPB misturou os ritmos desse gênero musical com os movimentos musicais dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes e seu engajamento político-social. Em princípio, o gênero tentou buscar uma música brasileira essencialmente nacional.

Ao se falar em música brasileira dessa época, deve-se pensar em quatro gêneros: Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália e MPB, que, por sua vez, eram divididos em dois grupos: os “alienados” – Jovem Guarda e Bossa Nova e os “engajados” – MPB e Tropicália.

Sob esse rótulo, a música “alienada” preocupava-se com o ciúme da namorada, com a velocidade do carro, com o barquinho, a praia e o sol. Já a música “engajada” abordava temáticas de cunho social e político, valorizando aspectos regionais.

Os Festivais de Música Brasileira foram uma série de concursos de canções originais e inéditas produzidos/transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira da época:(TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) entre os anos de 1965 a 1985. O formato adotado era de três eliminatórias com 12 canções cada, avançando quatro de cada para a final. Tiveram como modelo para as suas realizações o Festival de Sanremo (Festival da canção italianafestival della canzone italiana). Este festival é realizado até hoje sem interrupções desde no ano de 1951, antes mesmo da chegada da televisão na Itália em 1955.

A segunda edição do FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA / FESTIVAL DE MPB de 1966 foi organizado pela TV Record, com apoio e transmissão simultânea da recém-criada TV Globo Rio de Janeiro, e da também extinta TV Paulista. Aconteceu entre os dias 27 de setembro e 10 de outubro de 1966, com todos os eventos sendo realizados no Teatro Record Consolação, em São Paulo.

Pela votação do júri, a vencedora foi “A Banda” de Chico Buarque de Holanda, sendo a mesma interpretada por Nara Leão. Entretanto, o público aclamou e/ou escolheu a canção “Disparada” de (Geraldo Vandré / Théo de Barros), interpretada por Jair Rodrigues, Trio Marayá e Trio Novo. Devido a Chico Buarque considerar “Disparada” melhor até mesmo que a sua canção, o mesmo anunciou que não aceitaria receber o prêmio sozinho, de modo que as duas canções foram consideradas empatadas, dividindo o 1º lugar.

Todas as 2.635 canções inscritas foram ouvidas por um corpo de cinco jurados (César Mariano, Júlio Medaglia, Raul Duarte, Roberto Corte Real e Roberto Freire), que mais tarde comporiam também o júri da parte televisionada), que foi responsável por eleger 36 canções.

As 36 selecionadas foram divididas em três eliminatórias (27 e 28 de setembro e 1 de outubro), onde um júri composto por 12 membros iria pontuar as canções e, as quatro com maior pontuação de cada eliminatória avançaram à final. Lembrando que as canções classificadas eram reapresentadas ao final de cada eliminatória.

A canção “A Banda fez com que Chico Buarque se destacasse como cantor e compositor, após a canção vencer esse (Festival de Música Popular Brasileira). O público ficou encantado e cantou, junto com chico e Nara Leão, uma música em estilo de marchinha, alegre e com estrofes repletas de lirismo.

Essa canção faz um resgate da alegria em um período conturbado da história do Brasil, ao falar do cotidiano de pessoas comuns que param para ver uma banda passar .

O curioso de “Disparada/Geraldo Vandré/Jair Rodrigues é que Vandré, em um primeiro momento, não queria que Jair Rodrigues interpretasse a composição que trata de algo tão sério.

Jair Rodrigues não só a interpretou surpreendendo Vandré, como também levou o prêmio de melhor intérprete do festival, e a música foi o maior sucesso de sua carreira.

Na música “Disparada”, Geraldo Vandré faz uma comparação entre a exploração das classes sociais menos favorecidas pelas mais ricas e a exploração das boiadas pelos boiadeiros, entre a maneira de se lidar com gado e também com gente.

Na finalíssima, as 12 canções eram avaliadas novamente pelo mesmo júri das eliminatórias. Ao final, a premiação aconteceu entre as 5 primeiras mais votadas.

1º lugar: A banda; Chico Buarque / Nara Leão.

1º lugar: Disparada; Geraldo Vandré e Théo de Barros / Jair Rodrigues.

2º lugar: De amor ou Paz; Adualto Santos Panamá / Elza Soares.

3º lugar: Canção para Maria; Paulinho da Viola e Capinan / Jair Rodrigues.

4° lugar: Canção de Não Cantar; Sérgio Bittencourt / MPB4.

5º lugar: Ensaio Geral; Gilberto Gil / Elis Regina.

Ouça as canções mais votadas..

A Banda

Disparada

De amor ou Paz

Canção para Maria

Canção de não cantar

Ensaio geral

 

(!) Por TJGuimarães

(!) Historiador, Jornalista, Professor de História/Geografia/Sociologia

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar:

Popular

Mais postagens como esta
Related

SETTRAN DIVULGA ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO DURANTE FESTIVIDADES DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

O Setor de Trânsito e Transportes de João Monlevade...

CONVITE DA INAUGURAÇÃO DA NOVA UBS E CEO

O evento será na segunda-feira, dia 28 de abril,...

CONVITE DA INAUGURAÇÃO DO PUMP TRACK

O evento será amanhã, dia 25 de abril, às...

CONVITE DA INAUGURAÇÃO DO BEM VIVER

O evento será na quinta-feira, dia 1º de maio,...